Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ponte do Ivaporunduva - Deu na Folha de São Paulo

Esta nota vale a pena ler, comentar e divulgar!

Companheiros e companheiras

leia esta e outras noticias no blog: //ronaldojoseribeiro.blogspot.com/

Hoje dia 01 de abril foi publicado um artigo do Sr. Plino Fraga, no espaço do colunista Carlos Heitor Cony, articulista do Rio sobre a ponte do Ivaporunduva com o titulo a " Ponte Vermelha e o Kabuletê." http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0104201005.htm

Este problema eu conheço muito bem. O artigo publicado tem várias incorreções técnica, alem de ser completamente preconceituoso e de quem desconhece a realidade. A comunidade do Quilombo Ivaporunduva em Eldorado e conhecida nacional e internacionalmente pela sua organização e por suas lutas pela posse da terra e contra a construção de barragens do Rio Ribeira de Iguape. Entre seus moradores temos inumeros lideranças locais, estaduais e nacionais: do movimento negro, do movimento contra barragens, membros do Conselho Nacional da Mata Atlantica. Alias um dos moradores do quilombo do Ivaporunduva é vereador no municipio de Eldorado.

Alem disso a comunidade mantem convenios com diversas instituições: USP, ESALQ,UNICAMP e UNESP e com organizações como o ISA e a AKATU, vejam os links

http://www.akatu.org.br/central/especiais/2009/ivaporunduva-um-quilombo-aposta-no-desenvolvimento-sustentavel
http://www.quilombosdoribeira.org.br/

Na verdade. Lula visitou o Vale por 15 dias em 1995 na Caravana da Cidadania. Tive a honra e a oportunidade de acompanhá-lo durante todo o tempo.
Em 1997, LULA voltou a Eldorado e apreentou o Projeto Vale do Ribeira Sustentável, elaborado pelo Instituto da Cidadania.

O compromisso com a construção da ponte do ivaporunduva é verdadeira, mas de 2005 e não 2003 e vale lembrar que o processo e o licenciamento ambiental para o inicio das obras somente foi emitido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em 2008.
http://www.simaopedro.com.br/noticia_ler.php?idConteudo=1899

A ponte do Ivaporunduva, está concluida. O que falta é o licenciamento ambiental das alças de acesso que esta sob a responsabilidade da CETESB, do Governo de São Paulo. Alias, no primeiro processo saiu a autorização da construção da ponte, mas não saiu dos acessos. Pode uma coisa destas!

O atual processo processo deu entrada em 2008, como pode ser consultado no SIGAM/SMA e até o presente momento não foi avaliado e a licença não foi emitida.

Vale lembrar que não parece ser um caso isolado, pois basta ver o processo de instalação da Escola Técnica Federal em Registro.

Este é um caso que vale a pena protestar.

--
Ronaldo José Ribeiro
Fone:13 38215045 (r)
Celular 13 9770 0245
e-mail: ronaldojoseribeiro@gmail.com
http://twitter/ronaldojribeiro
//ronaldojoseribeiro.blogspot.com/

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Ronaldo, parabéns pelo blog.
Vou comentar sempre que possível e também divulgar.

Abraços, Gustavo Cherubine
www.sociedadedosol.org.br

Mauro Negrette disse...

Ao me referir ao tal de PIG (Partido da Imprensa Golpista), englobando tb uns reporteres horrorosos como Alexandre Garcia,BorisCAsói... eu sempre escrevo: Mídia Maldita