Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

Evento com a Ministra do Meio Ambiente em Registro

 
 9/Abr/2010 
Prefeita diz que João Paulo abriu as portas para duplicar trecho crítico da BR-116
 
 
Após 20 anos de luta, a licença ambiental para duplicar a Regis Bittencourt, na região da Serra do Cafezal, em São Paulo, foi anunciada nesta segunda-feira, 19, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A cerimônia para a divulgação aconteceu em Registro (SP) e contou com a presença do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP).
 
As obras começam em 60 dias, segundo expectativa da concessionária Autopista, que administra a Regis (BR-116). Na primeira etapa, serão duplicados os trechos do km 363 ao km 367 e do km 336 ao km 344. O restante da pista no trecho de serra, que ao todo tem 30,5 quilômetros, ainda aguarda a licença do Ibama para ser duplicado.
 
Durante o ato, a prefeita de Registro, Sandra Kennedy, uma das principais responsáveis pela conquista, destacou e agradeceu o trabalho do deputado João Paulo. “Muito obrigado por seu esforço para estar conosco. Quero deixar claro que foi o deputado que abriu fortemente o diálogo com o Governo Federal para que pudéssemos estar hoje todos aqui. Só nós aqui do Vale do Ribeiro sabemos o quanto a bandeira pela duplicação da BR-116 fez parte do nosso cotidiano. A duplicação é a defesa da vida, da segurança nessa estrada”, disse a prefeita.
 
Participaram da reunião prefeitos e autoridades do Vale da Ribeira e Grande São Paulo. Para este público, a ministra Izabella Teixeira reafirmou que o Brasil está crescendo e tem uma agenda estratégica, econômica, social e ambiental. Esta última, segundo disse, não pode ser usada para politicagem como alguns grupos vêm tentando fazer, principalmente quando o assunto é licenciamento. "O meio ambiente não é entrave para o desenvolvimento. Os órgãos ambientais do Ministério do Meio Ambiente têm de ter diálogo com a sociedade", disse. Segundo a ministra, esses órgãos não podem se fechar em escritórios nos grandes centros sem conhecer as realidades locais. "É inaceitável que os órgãos ambientais fiquem longe da sociedade."
 
Izabella explicou aos cerca de 500 participantes sobre a situação ambiental relativa à duplicação da Serra do Cafezal. A estrada liga São Paulo ao Paraná e corta um grande trecho de Mata Atlântica. Alvo de manifestações contrárias à duplicação, as obras no trecho entre os quilômetros 336,7 e 367,2 chegaram a ser suspensas por decisão judicial, mas foram liberadas depois de a Justiça dar ganho de causa ao Ibama.

Nenhum comentário: