Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ponte do Ivaporunduva - Deu na Folha de São Paulo

Esta nota vale a pena ler, comentar e divulgar!

Companheiros e companheiras

leia esta e outras noticias no blog: //ronaldojoseribeiro.blogspot.com/

Hoje dia 01 de abril foi publicado um artigo do Sr. Plino Fraga, no espaço do colunista Carlos Heitor Cony, articulista do Rio sobre a ponte do Ivaporunduva com o titulo a " Ponte Vermelha e o Kabuletê." http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0104201005.htm

Este problema eu conheço muito bem. O artigo publicado tem várias incorreções técnica, alem de ser completamente preconceituoso e de quem desconhece a realidade. A comunidade do Quilombo Ivaporunduva em Eldorado e conhecida nacional e internacionalmente pela sua organização e por suas lutas pela posse da terra e contra a construção de barragens do Rio Ribeira de Iguape. Entre seus moradores temos inumeros lideranças locais, estaduais e nacionais: do movimento negro, do movimento contra barragens, membros do Conselho Nacional da Mata Atlantica. Alias um dos moradores do quilombo do Ivaporunduva é vereador no municipio de Eldorado.

Alem disso a comunidade mantem convenios com diversas instituições: USP, ESALQ,UNICAMP e UNESP e com organizações como o ISA e a AKATU, vejam os links

http://www.akatu.org.br/central/especiais/2009/ivaporunduva-um-quilombo-aposta-no-desenvolvimento-sustentavel
http://www.quilombosdoribeira.org.br/

Na verdade. Lula visitou o Vale por 15 dias em 1995 na Caravana da Cidadania. Tive a honra e a oportunidade de acompanhá-lo durante todo o tempo.
Em 1997, LULA voltou a Eldorado e apreentou o Projeto Vale do Ribeira Sustentável, elaborado pelo Instituto da Cidadania.

O compromisso com a construção da ponte do ivaporunduva é verdadeira, mas de 2005 e não 2003 e vale lembrar que o processo e o licenciamento ambiental para o inicio das obras somente foi emitido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em 2008.
http://www.simaopedro.com.br/noticia_ler.php?idConteudo=1899

A ponte do Ivaporunduva, está concluida. O que falta é o licenciamento ambiental das alças de acesso que esta sob a responsabilidade da CETESB, do Governo de São Paulo. Alias, no primeiro processo saiu a autorização da construção da ponte, mas não saiu dos acessos. Pode uma coisa destas!

O atual processo processo deu entrada em 2008, como pode ser consultado no SIGAM/SMA e até o presente momento não foi avaliado e a licença não foi emitida.

Vale lembrar que não parece ser um caso isolado, pois basta ver o processo de instalação da Escola Técnica Federal em Registro.

Este é um caso que vale a pena protestar.

--
Ronaldo José Ribeiro
Fone:13 38215045 (r)
Celular 13 9770 0245
e-mail: ronaldojoseribeiro@gmail.com
http://twitter/ronaldojribeiro
//ronaldojoseribeiro.blogspot.com/

2 comentários:

Gu disse...

Olá Ronaldo, parabéns pelo blog.
Vou comentar sempre que possível e também divulgar.

Abraços, Gustavo Cherubine
www.sociedadedosol.org.br

Maurong disse...

Ao me referir ao tal de PIG (Partido da Imprensa Golpista), englobando tb uns reporteres horrorosos como Alexandre Garcia,BorisCAsói... eu sempre escrevo: Mídia Maldita