Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2010

Prefeita Sandra Kennedy fala dos buracos na rua


Este texto foi organizado a partir da publicação da prefeita Sandra Kennedy no seu twitter, usando como ferramenta o twitlonger e somente reuni o texto aqui para ficar mais compreensível. Para quem quiser seguir a Prefeita Sandra, basta adicionar http://twitter.com/Sandra_Kennedy. Ou aqui no meu blog na barra lateral mais abaixo.


O problema: (http://tl.gd/q9ruv)


Buracos no asfalto, estradas rurais com pontos de atoleiros, pontes destruídas, galerias pluviais inadequadas para a cidade (de vazão insuficiente ou com erosão), desabrigados, prejuízo na agricultura e pecuária. Este é o retrato não só de Registro, mas de toda a região e de muitas regiões do país.


Estamos vivendo desde meados de 2009 uma mudança muito grande no clima. Chuvas intensas (três enchentes com desabrigados em menos de 1 ano, hoje já temos mais de 50 pessoas desabrigadas, em fevereiro foram 500) e chuvas freqüentes (estas são as piores porque não nos permite fazer o trabalho de recuperação).


As estatísticas afirmam que há muitos anos não chove tanto em nossa região (entre outras); sites: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,inundacoes-deixam-800-desabrigados-no-vale-do-ribeira,502522,0.htm, http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=20&id=260692 ou mesmo http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=17305&idDepartamento=5&idCategoria=0

O problema, infelizmente é geral.


Algumas soluções:


Ruas: curto prazo: Tapa buracos.

Estamos com duas equipes que fazem o tapa-buracos sempre que tem um intervalo entre as chuvas (é preciso de pelo menos 2 dias sem chuvas para o procedimento, o que tem sido raro!) limpeza de bueiros, córregos e valas - ação constante/diária


Ruas: médio prazo (inicio em 15 dias e seguimento por todo o ano): Recapeamento asfáltico das ruas.

Este é o procedimento mais adequado, mais o mais caro. Com recursos próprios fizemos varias ruas em 2009, e serão iniciadas outras agora em abril (com o tempo bom). Mas conseguimos boa participação do governo Lula, através dos deputados: Paulinho Teixeira e João Paulo Cunha, com recursos para recapeamento. Assim vamos recapear muitas ruas a partir de final de maio (convênio demora mais o procedimento de aprovação pela Caixa).


Em relação às estradas rurais temos uma grande vitória: temos 3 cascalheiras já licenciadas pelo meio ambiente. É só o tempo melhorar.


Enfim, car@s a posição da prefeitura e da prefeita é de guerra aos buracos na rua ou estradas, mas a natureza sempre ganha dos homens e mulheres. As chuvas ficando mais esparsas o pavimento será recuperado!


Obrigada.

Nenhum comentário: