Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Resumo de Noticias 13/04 - Ministério Público suiço mapeia propinas pagas às autoridades no Brasil. E tem mais

FASE INICIAL: MP SUÍÇO CONSTRÓI MAPA DA CORRUPÇÃO ENVOLVENDO AUTORIDADES BRASILEIRAS
Estadão - 13/04/2011
Ministério Público suíço mapeia propina a autoridades no Brasil
[Onde se lê autoridades, acrescente-se, com vínculos estreitos com o vestal PSDB de SP]
O Ministério Público da Suíça cita ex-diretores da Eletropaulo e um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo no recebimento de propinas da Alstom para assegurar contratos públicos no Brasil. Transferências entre contas bancárias administradas pela empresa e funcionários públicos de São Paulo fazem parte do ato de acusação contra o ex-banqueiro suíço Oskar Holenweger
  
FHC, ANALISTA POLÍTICO, QUER A OPOSIÇÃO LONGE DO "POVÃO" E FAZ NOVAS REVELAÇÕES
Estadão
Pregação de FHC deixa oposição inquieta
Em artigo, ele propõe gastar menos energia com ‘povão’ e priorizar a nova classe média
 
Estadão
Cientistas políticos acham arriscado esquecer ''povão''
Mas Jairo Nicolau, por exemplo, avalia que tese de FHC é uma estratégia aceitável no momento para oposição definir foco
 
Valor - 13/04/2011
FHC muda e prega que o PSDB busque a nova classe média
Na frase de abertura do programa do PSDB, lançado em 1988, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso anuncia que o partido nasce sob a proposta de estar "longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas". Em 2006, em carta aberta aos militantes tucanos, o presidente de honra do PSDB reforça a necessidade de "reatar os fios entre o partido e a sociedade" e recomenda a seus correligionários que busquem o diálogo com os sindicatos e movimentos populares. Neste ano, depois da terceira derrota seguida na disputa presidencial, Fernando Henrique adota um novo discurso e defende que o partido abandone a tentativa de influenciar as bases sociais, a quem chama de "povão" e de "massas carentes e pouco informadas"
 
Blog do Noblat
Líder do PSDB critica artigo de FHC
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), discordou da tese central do artigo "O Papel da Oposição", escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para o site e a revista Interesse Nacional
 
Escrevinhador
FHC quer o subtucanismo sem povo!
Agora, Fernando Henrique Cardoso (FHC), ex-presidente tucano, reaparece. Não para tentar desqualificar o lulismo. Mas para lançar um alerta. Ele teme que as “oposições” se percam ”no burburinho [êpa, cuidado Stanley!!!] das maledicências diárias sem chegar aos ouvidos do povo“…. E pede que os tucanos deixem pra lá essa história de falar com o povão, e concentrem-se nas classes médias.
Estão lançadas as bases do "subtucanismo".
Saiba mais
 
Conversa Afiada
FHC revela que o Partido da Imprensa Golpista (PiG) é corrupto
 
RACHA NO PSDB
iG
Governo paulista articula para evitar racha tucano
Cúpula do PSDB resolveu aumentar o espaço de participação dos vereadores nos cargos de direção partidária
 
Lembrando:
Bresser Pereira desfilia-se do PSDB, entre outros aspectos, em razão da guinada do partido à direita ideológica
 
ArtE
Bresser-Pereira: PSDB se tornou o partido da direita e dos ricos‏
O ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira acaba de eliminar seu último vínculo com a política institucional: declarou-se desligado do PSDB — que, segundo ele, caminhou de forma definitiva para a direita ideológica. O desligamento partidário marca também o retorno do intelectual à sua origem desenvolvimentista.
Bresser-Pereira: PSDB se tornou o partido da direita e dos ricos‏
O ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira acaba de eliminar seu último vínculo com a política institucional: declarou-se desligado do PSDB — que, segundo ele, caminhou de forma definitiva para a direita ideológica. O desligamento partidário marca também o retorno do intelectual à sua origem desenvolvimentista.
Em entrevista a Maria Inês Nassif, do Valor Econômico, Bresser-Pereira admite que não escapou à sedução do neoliberalismo, nos anos 90. Mas define uma diferença de origem entre ele e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como intelectuais: o nacionalismo. Segundo o ex-ministro, a teoria da dependência associada, de Fernando Henrique, caiu como uma luva para a esquerda americana — não por intenção do autor mas por conveniência do “império”
Leia mais
 
iG
Quem vai sobrar para refundar o PSDB?
Ministro da Administração no governo FHC, o economista Bresser Pereira já avisou a alguns que não contem com ele para refundar nada.
Muito menos o PSDB. Deve até encaminhar, oficialmente, seu pedido de desfiliação.
A saída de Bresser está longe de ser um caso isolado
 
VISITA DE DILMA À CHINA
Reuters
Dilma:crescimento de economia depende de equilíbrio entre países
PEQUIM (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira que o crescimento e a estabilidade da economia mundial "dependem de uma relação equilibrada entre as partes" e afirmou que nenhum país pode assegurar sua "prosperidade" às custas de outros.
"No mundo interdependente de nossos dias, nenhum país pode aspirar ao isolamento nem assegurar sua prosperidade a expensas de outros" afirmou a presidente, segundo divulgou o Blog do Planalto
 
Leia também:
 
China e Brasil fecham acordos, mas não falam sobre iuan
PEQUIM (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff não fez reclamações sobre a questão do iuan durante reunião com o presidente da China, Hu Jintao, nesta terça-feira, mas saiu do encontro com um acesso maior ao mercado chinês e promessas de investimento que podem aliviar as tensões comerciais.
As manufatureiras brasileiras têm reclamado que a moeda chinesa está muito depreciada, prejudicando sua competitividade e dando às indústrias da China uma vantagem injusta.
Mas, apesar de ter sinalizado que poderia tocar no assunto, Dilma não discutiu a disputa cambial com Hu durante o encontro em Pequim, segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel
 
Apple vai produzir iPad no Brasil, diz Mercadante
PEQUIM (Reuters) - O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira que a Apple e a chinesa Foxconn vão produzir o computador tablet iPad no Brasil até o final de novembro deste ano.
O anúncio de Mercadante acontece em meio à viagem da presidente Dilma Rousseff à China nesta semana
 
TABLETS NAS ESCOLAS PÚBLICAS
iG
Ministério da Educação estuda uso de tablets nas escolas públicas
A pedido de Haddad, grupo técnico entregará relatório sobre eficácia da tecnologia em sala de aula até o fim de maio
 
DISTRITO FEDERAL
DFTV
Vídeo: Durval Barbosa vai pedir ao STJ para entrar em programa de proteção
Ele perdeu o direito de ser escoltado por agentes da Polícia Civil e, na semana passada, recebeu uma carta anônima informando que há um plano para matá-lo
 
Valor Econômico - 13/04/2011 (via CP)
Agnelo frustra expectativas de mudança
Na quinta-feira, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), acordou com a certeza de que a Câmara dos Deputados aprovaria o projeto que aumenta o número de desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A proposta, porém, desagradou ao governo federal, que abortou a tentativa. Contrariado, Agnelo contatou os interlocutores do governo que confirmaram a impossibilidade da operação. A pressão continuou, desta vez por meio de telefonemas de secretários, o que chamou a atenção de governistas pela ausência de apenas um interlocutor que tivesse trabalhado antes por sua aprovação. A falta de prestígio já havia sido assinalada dias antes quando, ao chegar ao velório do ex-vice-presidente José Alencar, Agnelo despertara questionamentos na cúpula do PT e do governo federal, que, basicamente, se perguntava o que ele tem feito como governador
 
PARTIDO DOS MILIONÁRIOS
Estadão
''Partido do povo'' de Kassab é fundado por milionários
Anunciado como um partido que "nasce do povo", o PSD (Partido Social Democrático) é composto, basicamente, por fundadores milionários, cujos patrimônios somados ultrapassam R$ 109 milhões
 
AB
PPS entra com ação no STF para impedir que políticos deixem um partido para criar nova sigla
 
100 DIAS GOVERNO ALCKMIN: MELHOR ANÁLISE
iG
Alckmin chega a 100 dias tentando se livrar da marca de Serra
Empenhado em conter desgastes políticos, tucano comemora avaliação positiva nos primeiros meses de governo
 
BANALIZAÇÃO DAS CPIs NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SP
Jornal da  Tarde (via TransparênciaSP)
CPIs irrelevantes da Assembleia Legislativa de SP não saíram do papel
Vale este título: 'Sucursal' do PROCON: nem CPIs "chapa branca" saem do papel
Ao presidente do Instituto CPI Brasil, o advogado e mestre em ciências políticas Wellington M. de Oliveira, não causa nenhum estranhamento o fato das cinco CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) protocoladas na Assembleia Legislativa de São Paulo continuarem existindo apenas no papel. “As CPIs no Brasil têm servido coimo palanque político ou como meio de obstrução. Os resultados têm sido nulos. Elas sequer tratam dos temas que deveriam tratar”, desabafa.
Tamanha indignação foi causada pela lista de CPIs em questão, que receberam apelidos jocosos até por deputados da base governista:
CPI das Causas do Alcoolismo, também conhecida como CPI dos Bebuns;
CPI da Qualidade dos Serviços de TV por Assinatura, a chamada CPI do Gato ou das Gambiarras;
CPI das Contratações de Serviços Odontológicos por Planos de Saúde, a futura e muito popular CPI da Dentadura;
CPI da Remuneração Irrisória Paga aos Médicos Pelas Operadoras de Planos de Saúde - CPI da Esmola
CPI do Ensino Superior Em Instituições Privadas - CPI do Canudo
Saiba mais
 
SUCESSÃO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Brasília Confidencial - 13/04/2011 - em pdf
Lula comandará articulação da campanha para prefeitura de SP em 2012 - pág. 2/5
Esta notícia e informações complementares sobre as articulações para as eleições municipais em SP estão nas páginas 2/5  e 3/5
O PT vai ampliar a articulação para a disputa eleitoral de 2012 a partir desta semana. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com prefeitos petistas nos próximos dias. Na pauta, os rumos para as próximas eleições e a conjuntura política em São Paulo. Será a primeira participação do ex-presidente em atividades partidárias, desde a posse da presidente Dilma Rousseff. Lula deve participar mais diretamente das ações políticas do partido nos estados considerados mais estratégicos, como São Paulo e Minas Gerais, com predomínio tucano.
O ex-presidente tem afirmado que o PT deve lançar um nome novo para a disputa na capital paulista e ainda reforçar o “cinturão vermelho” da Grande São Paulo – formado por 13 prefeituras petistas, como São Bernardo do Campo, Osasco e Guarulhos
 
SÃO  PAULO & CAPITAL
 
NEGÓCIO DA CHINA COM PROJETO DA NOVA LUZ
Estadão - 13/04/2011
Nova Luz: Kassab vai arcar com metade do custo
Desapropriação e demolição dos imóveis da cracolândia devem custar R$ 1,1 bilhão - desse total, até R$ 621 milhões sairão dos cofres públicos

G1
Indenização preocupa comerciantes atingidos pelo projeto Nova Luz
Projeto de requalificação do bairro foi debatido nesta terça na Câmara.
Prefeitura tenta implementar projeto de concessão urbanística na área

Rádio Estadão / ESPN
Audiência pública sobre Cracolândia termina em confusão
Evento para discutir projeto de revitalização da região da Nova Luz foi marcada por brigas na Câmara Municipal. Licitação para escolher empresa que irá executar o projeto deve sair no 2º semestre.
Ouça

ALTERNATIVAS PARA UMA OPOSIÇÃO SUFOCADA
Estadão
Sufocada na Assembleia de SP, oposição tenta atrair classe média
Entre a sólida base de apoio do Executivo na Assembleia Legislativa e o pouco poder institucional dos deputados estaduais, a oposição ao governador Geraldo Alckmin, encabeçada pelo PT, tenta encontrar uma linha de atuação que possa enfraquecer a hegemonia tucana em São Paulo. Mesmo com a maior bancada no Legislativo estadual, o PT não consegue aprovar CPIs para investigar o governo ou sequer derrubar projetos caros a Alckmin. Resta à oposição, segundo os próprios parlamentares, atuar fora da Assembleia. O partido pretende promover, cada vez mais, audiências públicas, com a esperança de aproximar-se do eleitorado

TRAÇADO DO RODOANEL TRECHO NORTE QUESTIONADO
RBA
Moradores da zona norte de SP e Guarulhos rechaçam remoção para obras do Rodoanel
Comunidades pressionam por revisão do traçado da obra
 
PARALISAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
SPTV
Vídeo: Funcionários de limpeza da USP param de trabalhar
 
Estadão
USP cancela aulas por falta de limpeza; greve de funcionários interrompeu aula em 10 unidades
 
Estadão
Em assembleia, sindicato vota paralisação
O ato de ontem dos funcionários terceirizados também teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), que agrega os servidores públicos da universidade. A entidade promete organizar amanhã um piquete em frente à reitoria. O motivo é a transferência de 125 funcionários da reitoria, que fica na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo, para Santo Amaro, na zona sul. Segundo o diretor do Sintusp, Magno Carvalho, a organização prepara a "maior greve dos últimos anos"
 
VIOLÊNCIA & INSEGURANÇA EM SP
SP NO AR
Vídeo: Onda de violência assusta moradores  da Baixada Santista (SP)
Uma pessoa morreu e outras dez ficaram feridas em dois ataques distindos na região. A polícia diz que ainda não há provas de que os crimes tenham ligação e investiga o caso

BDSP - 13/04/2011
Vídeo: Polícia registra cem casos de furto na Avenida Paulista só em 2011
A população não considera a região violenta. O policiamento na Avenida Paulista é feito por homens a pé, de carro e de moto. Apesar da vigilância a Polícia Militar diz que dobrou o número de furtos na região

SP NO AR
Vídeo: Casa de prostituição funciona a uma quadra de prédio da Polícia Civil, no centro de SP
O edifício, de nove andares, fica na rua dos Andradas. Com uma câmera escondida, a reportagem da Record flagrou mulheres abordando os clientes e contando o porque escolheram essa vida

G1
Reconstituição do crime em Cunha deve ser feita na próxima semana
Polícia, entretanto, não marcou a data.
Suspeito de matar irmãs foi ouvido novamente nesta terça-feira

SPTV
Vídeo: Lista de 150 mil foragidos da Justiça de São Paulo está destualizada
 
SPTV
Homem esfaqueado na Avenida Paulista deixa a UTI
 
Band
Vice-prefeito de Embu-Guaçu é preso por atropelamento
 
CASOS DE DENGUE AUMENTAM EM SP - TIPO 4 EM RIO PRETO E MORTE EM TAUBATÉ
Folha
São José do Rio Preto confirma 2º caso de dengue 4 do Estado
A Secretaria da Saúde de São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo) confirmou o segundo caso de dengue tipo 4 no Estado. O primeiro já tinha sido registrado na cidade

Folha
Após registrar caso em São José do Rio Preto,  Secretaria de Saúde do Estado teme epidemia de dengue tipo 4 em 2011
Depois de registrar o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado de São Paulo, a preocupação da Secretaria de Saúde é com a circulação desse novo vírus em 2012. O Estado não prevê epidemia desse tipo da doença ainda em 2011, mas diz que o comportamento do vírus para o ano que vem é imprevisível

ASP
Itaim Bibi e Campo Limpo, bairros da zonal sul de SP, ficam em 1º em ranking de casos da dengue em SP
O número de casos de dengue registrados na capital explodiu nos últimos 30 dias e deixou o Itaim Bibi, uma área rica, no topo da lista dos bairros com mais casos, ao lado do Campo Limpo

BDSP
Cidade de Taubaté (SP) registra mais de 1.300 casos de dengue neste ano
http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/cidade-de-taubate-registra-mais-de-1300-casos-de-dengue-neste-ano/1483570/#/Bom Dia SP/page/1

OUTRAS NOTÍCIAS DE SP

BDSP
Vídeo: Morte por meningite tipo B é confirmada em Barretos

ASP
Prefeitura de S. Paulo matricula crianças em escolas a 40 km de distância
Pais de alunos matriculados em escolas municipais da região do Grajaú (zona sul de SP) reclamam que seus filhos chegaram a ficar mais de um mês sem assistir aulas porque foram cadastrados em escolas em bairros como a Penha, na zona leste, mais de 40 km distantes de suas casas

Estadão
Erro faz veículos serem reprovados em inspeção veicular na cidade de S. Paulo
Limites de ruído nos documentos de modelos da Mercedes, Mitsubishi e de moto da Yamaha são maiores que os da Controlar

ASP
Linha verde do metrô bate 5 recordes de lotação

ASP
Elevador do terminal de ônibus do Sacomã, zona sul de S. Paulo, está quebrado há 2 meses

Folha
Polícia investiga se crianças foram dopadas em creche municipal de São Manuel (SP)
Prefeitura abriu um inquérito administrativo para apurar o caso

ASP
Promotoria quer investigar compra de precatório em SP
 
RBA
Municípios do Vale do Ribeira querem ajuda para custeio das merendas
Governo estadual diminui cada vez mais sua participação no financiamento da alimentação
 
BDSP
Vídeo: Prefeitura aumenta IPTU dos imóveis em mais de 300% em Ferraz de Vasconcelos
 
G1
Acidente em pedreira deixa duas pessoas soterradas no litoral de SP
Acidente ocorreu na manhã desta terça em Santos.
Bloco de pedra desmoronou e provocou deslizamento em mina
 
Leia também:
 
G1
O chão sumiu na minha frente’, diz homem que escapou de deslizamento em pedreia Santos (SP)
Motorista que saiu ileso não acredita que colegas sobrevivam.
Acidente aconteceu na manhã desta terça em pedreira de Santos
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/04/o-chao-sumiu-na-minha-frente-diz-homem-que-escapou-de-deslizamento.html
   
TRAGÉDIA EM REALENGO
G1
Em vídeos, atirador fala de razões para ataque a escola no Rio
Mensagem foi gravada em dois arquivos de vídeo.
Ele culpa pessoas que chama de 'covardes' pelo ato que cometeu
 
DR
A doença de todos nós - por Rodolpho Motta Lima
Que tipo de violência devemos repudiar? A que se manifestou no tiroteio promovido por uma pessoa vulnerável, ou aquela que tem a ver com uma sociedade adoentada?

 
G1
Líder do PSDB na Câmara propõe implantar chip em armas de fogo
Projeto foi protocolado nesta terça e prevê o monitoramento de armas.
A partir de um ano da publicação da lei, armas teriam chip implantado
 
ERRADICAÇÃO DA POBREZA
AB
Dilma deve lançar programa para erradicar pobreza em maio
Brasília - O governo deve lançar em maio o programa de erradicação da pobreza, promessa de campanha da presidenta Dilma Rousseff e que vem sendo tratada pelo governo como um dos eixos estruturantes das políticas públicas
 
MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL
BC
Abrinq: Brasil não cumpre meta de redução da mortalidade infantil

COMPORTAMENTO
Jornal da Tarde
Mulheres insatisfeitas com o espelho
A vaidade faz parte do universo feminino. Algumas mulheres gastam menos tempo e dinheiro com o assunto, outras exageram e praticamente vivem para isso. Mas, em geral, a maioria não deixa de usar um creminho, mudar o visual dos cabelos ou passar um batom.
O problema é que elas continuam inseguras com o que veem no espelho e até permitem que um mínimo de imperfeição atrapalhe suas relações diárias. Essas são algumas das conclusões da pesquisa A Beleza da Mulher Brasileira, encomendada pela rede de clínicas de estética Onodera e aplicada pela empresa Sophia Mind, que estuda o universo feminino

INTERNACIONAL
Reuters
Após 5 dias de protestos, Exército ocupa praça central do Cairo
CAIRO (Reuters) - Soldados e policiais invadiram na terça-feira a principal praça do Cairo, após cinco dias de um protesto em que manifestantes exigem a transição para um regime civil e rápida punição ao ex-presidente Hosni Mubarak e seus aliados

BBC
Mubarak e filhos são detidos em investigação sobre corrupção
O Ministério Público do Egito ordenou a detenção por 15 dias do ex-presidente Hosni Mubarak e de seus dois filhos, Alaa e Gamal, em meio a investigações sobre corrupção e violações dos direitos humanos por parte de seu governo, entre 1981 e 2011

Reuters
Candidato de esquerda peruano promete estabilidade e cita Lula
LIMA (Reuters) - O nacionalista de esquerda Ollanta Humala prometeu na terça-feira promover um clima estável para os investimentos e neutralizar os conflitos sociais no Peru, caso vença o segundo turno da eleição presidencial em junho, citando o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva

BBC
Senado uruguaio aprova fim da "Lei da Anistia" que impedia as apurações de crimes contra os opositores da ditadura uruguaia
O Senado uruguaio aprovou no fim da noite desta terça-feira um projeto de lei que anula a Lei de Anistia do país.
A medida poderá abrir caminho para o julgamento de militares policiais acusados de crimes na ditadura militar, entre 1973 e 1985

BBC
Países aliados se reúnem para aumentar pressão sobre Khadafi
Representantes de um grupo de contato formado por nações que se opõem ao regime do coronel Muamar Khadafi, na Líbia, se reúnem nesta quarta-feira em Doha, no Catar, para discutir maneiras de intensificar a pressão sobre o líder líbio

Viomundo
EUA no Iraque: Tentando prorrogar a ocupação
A grande revolta árabe reinventa-se de mil modos!

ESPORTES

AMADORISMO OU ESPERTEZA: DIRIGENTES DE CLUBES E DAS FEDERAÇÕES ENTERRAM FUTEBOL BRASILEIRO
Revista do Brasil - abril 2010
Torcedor pobre sem vez
Futebol para poucos, guerra para muitos: sem geraldinos e arquibaldos
Em meio a falência de clubes, ganância de emissoras e um mercado voraz, desaparece a possibilidade de o pobre torcedor assistir ao esporte que adora

DIRETO DA REDAÇÃO
Quando a violência mata o esporte - por Eliakim Araujo
O futebol no Brasil é conduzido por torcedores apaixonados que não têm uma visão global do esporte ou por aproveitadores que usam o clube como trampolim para a política

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA: MELHORES MOMENTOS, CLASSIFICAÇÃO E PRÓXIMOS JOGOS
G1
Melhores momentos: Manchester 2 x 1 Chelsea pelas quartas de final da Liga dos Campeões

G1
Melhores momentos: Shakhtar 0 x 1 Barcelona pelas quartas de finais da Liga dos Campeões

G1
Classificação e próximos jogos

LIBERTADORES
G1
Classificação e próximos jogos

Nenhum comentário: