Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Brasil é o país das Oportunidades

ARTIGO DE LULA: POR QUE O BRASIL É O PAÍS DAS OPORTUNIDADES


Por Luiz Inácio Lula da Silva

Passados cinco anos do início da crise global, o mundo ainda enfrenta suas consequências, mas já se prepara para um novo ciclo de crescimento. As atenções estão voltadas para mercados emergentes como o Brasil. Nosso modelo de desenvolvimento com inclusão social atraiu e continua atraindo investidores de toda parte. É hora de mostrar as grandes oportunidades que o país oferece, num quadro de estabilidade que poucos podem apresentar.

Nos últimos 11 anos, o Brasil deu um grande salto econômico e social. O PIB em dólares cresceu 4,4 vezes e supera US$ 2,2 trilhões. O comércio externo passou de US$ 108 bilhões para US$ 480 bilhões ao ano. O país tornou-se um dos cinco maiores destinos de investimento externo direto. Hoje somos grandes produtores de automóveis, máquinas agrícolas, celulose, alumínio, aviões; líderes mundiais em carnes, soja, café, açúcar, laranja e etanol.

Reduzimos a inflação, de 12,5% em 2002 para 5,9%, e continuamos trabalhando para trazê-la ao centro da meta. Há dez anos consecutivos a inflação está controlada nas margens estabelecidas, num ambiente de crescimento da economia, do consumo e do emprego. Reduzimos a dívida pública líquida praticamente à metade; de 60,4% do PIB para 33,8%. As despesas com pessoal, juros da dívida e financiamento da previdência caíram em relação ao PIB.

Colocamos os mais pobres no centro das políticas econômicas, dinamizando o mercado e reduzindo a desigualdade. Criamos 21 milhões de empregos; 36 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza e 42 milhões alcançaram a classe média.

Quantos países conseguiram tanto, em tão pouco tempo, com democracia plena e instituições estáveis?

A novidade é que o Brasil deixou de ser um país vulnerável e tornou-se um competidor global. E isso incomoda; contraria interesses. Não é por outra razão que as contas do país e as ações do governo tornaram-se objeto de avaliações cada vez mais rigorosas e, em certos casos, claramente especulativas. Mas um país robusto não se intimida com as críticas; aprende com elas.

A dívida pública bruta, por exemplo, ganhou relevância nessas análises. Mas em quantos países a dívida bruta se mantém estável em relação ao PIB, com perfil adequado de vencimentos, como ocorre no Brasil? Desde 2008, o país fez superávit primário médio anual de 2,58%, o melhor desempenho entre as grandes economias. E o governo da presidenta Dilma Rousseff acaba de anunciar o esforço fiscal necessário para manter a trajetória de redução da dívida em 2014.

Acumulamos US$ 376 bilhões em reservas: dez vezes mais do que em 2002 e dez vezes maiores que a dívida de curto prazo. Que outro grande país, além da China, tem reservas superiores a 18 meses de importações? Diferentemente do passado, hoje o Brasil pode lidar com flutuações externas, ajustando o câmbio sem artifícios e sem turbulência. Esse ajuste, que é necessário, contribui para fortalecer nosso setor produtivo e vai melhorar o desempenho das contas externas.

O Brasil tem um sistema financeiro sólido e expandiu a oferta de crédito com medidas prudenciais para ampliar a segurança dos empréstimos e o universo de tomadores. Em 11 anos o crédito passou de R$ 380 bilhões para R$ 2,7 trilhões; ou seja, de 24% para 56,5% do PIB. Quantos países fizeram expansão dessa ordem reduzindo a inadimplência?

O investimento do setor público passou de 2,6% do PIB para 4,4%. A taxa de investimento no país cresceu em média 5,7% ao ano. Os depósitos em poupança crescem há 22 meses. É preciso fazer mais: simplificar e desburocratizar a estrutura fiscal, aumentar a competitividade da economia, continuar reduzindo aportes aos bancos públicos, aprofundar a inclusão social que está na base do crescimento. Mas não se pode duvidar de um país que fez tanto em apenas 11 anos.

Que país duplicou a safra e tornou-se uma das economias agrícolas mais modernas e dinâmicas do mundo? Que país duplicou sua produção de veículos? Que país reergueu do zero uma indústria naval que emprega 78 mil pessoas e já é a terceira maior do mundo?

Que país ampliou a capacidade instalada de eletricidade de 80 mil para 126 mil MW, e constrói três das maiores hidrelétricas do mundo? Levou eletricidade a 15 milhões de pessoas no campo? Contratou a construção de 3 milhões de moradias populares e já entregou a metade?

Qual o país no mundo, segundo a OCDE, que mais aumentou o investimento em educação? Que triplicou o orçamento federal do setor; ampliou e financiou o acesso ao ensino superior, com o Prouni, o FIES e as cotas, e duplicou para 7 milhões as matrículas nas universidades? Que levou 60 mil jovens a estudar nas melhores universidades do mundo? Abrimos mais escolas técnicas em 11 anos do que se fez em todo o Século XX. O Pronatec qualificou mais de 5 milhões de trabalhadores. Destinamos 75% dos royalties do petróleo para a educação.

E que país é apontado pela ONU e outros organismos internacionais como exemplo de combate à desigualdade?

O Brasil e outros países poderiam ter alcançado mais, não fossem os impactos da crise sobre o crédito, o câmbio e o comércio global, que se mantém estagnado. A recuperação dos Estados Unidos é uma excelente notícia, mas neste momento a economia mundial reflete a retirada dos estímulos do Fed. E, mesmo nessa conjuntura adversa, o Brasil está entre os oito países do G-20 que tiveram crescimento do PIB maior que 2% em 2013.

O mais notável é que, desde 2008, enquanto o mundo destruía 62 milhões de empregos, segundo a Organização Internacional do Trabalho, o Brasil criava 10,5 milhões de empregos. O desemprego é o menor da nossa história. Não vejo indicador mais robusto da saúde de uma economia.

Que país atravessou a pior crise de todos os tempos promovendo o pleno emprego e aumentando a renda da população?

Cometemos erros, naturalmente, mas a boa notícia é que os reconhecemos e trabalhamos para corrigi-los. O governo ouviu, por exemplo, as críticas ao modelo de concessões e o tornou mais equilibrado. Resultado: concedemos 4,2 mil quilômetros de rodovias com deságio muito acima do esperado. Houve sucesso nos leilões de petróleo, de seis aeroportos e de 2.100 quilômetros de linhas de transmissão de energia.

O Brasil tem um programa de logística de R$ 305 bilhões. A Petrobras investe US$ 236 bilhões para dobrar a produção até 2020, o que vai nos colocar entre os seis maiores produtores mundiais de petróleo. Quantos países oferecem oportunidades como estas?

A classe média brasileira, que consumiu R$ 1,17 trilhão em 2013, de acordo com a Serasa/Data Popular, continuará crescendo. Quantos países têm mercado consumidor em expansão tão vigorosa?

Recentemente estive com investidores globais no Conselho das Américas, em Nova Iorque, para mostrar como o Brasil se prepara para dar saltos ainda maiores na nova etapa da economia global. Voltei convencido de que eles têm uma visão objetiva do país e do nosso potencial, diferente de versões pessimistas. O povo brasileiro está construindo uma nova era – uma era de oportunidades. Quem continuar acreditando e investindo no Brasil vai ganhar ainda mais e vai crescer junto com o nosso país.

Luiz Inácio Lula da Silva é ex-presidente da República e presidente de honra do PT

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Governo Tucano de Registro é elitizado e de costas para as prioridades do povo

Companheiros e companheiras, vamos completar quase um ano do governo tucano em Registro, que até agora não disse ao que veio. Alias já demonstrou que não tem competência para iniciar ou concluir nenhum projeto, obra ou serviço em beneficio do povo de Registro. É um governo elitizado e de costas para o povo de Registro
Vamos enumerar: 

1- Gosta de se apropriar do trabalho e das conquistas alheias, dentre elas: propor a mudança do nome do Centro de Esportes e Cultura da Vila Nova. Anunciar para todo mundo como sua a conquista do SESC, SENAC e SESI. Falar que conseguiu a segunda etapa do minha casa minha vida.

2 - Não tem capacidade para dar andamento as obras existentes, como é caso do mercado municipal, creche, saneamento, posto de saúde do Arapongal.

3- Não consegue colocar para funcionar a UPA e ainda faltam médicos nos postos de Saúde, medicamentos para os pacientes e os exames e consultas com especialistas demoram uma eternidade.

4 - Piorou os serviços públicos, como no caso da educação: qualidade da alimentação escolar, falta de uniforme para as crianças, não adquiriu material escolar e ainda por cima não abriu nenhuma nova vaga de creche.

5 - Ainda não faz a manutenção e a conservação das estradas rurais e as ruas pavimentadas da cidades estão todas esburacadas. E além de não adquirir mais produtos da agricultura familiar, ainda por cima não teve competência para receber os produtos que seriam doados à prefeitura pela Cooperativa de Quilombos de Eldorado.

6- Não atende o funcionalismo público, não concedeu aumento e ainda por cima trata com ameaças e com assédio, instalando um clima de medo entre os funcionários, no melhor estilo patrão.

7 - Na área de esportes, falta material de trabalho, muitas modalidades estão esquecidas, times inteiros se mudaram para outro município. O projeto segundo tempo esta uma bagunça. Não existe mais preocupação com a conservação do estádio municipal e do Mario Covas. 

Tenho certeza que você tem outros exemplos que poderiam ampliar a lista. Faça o seu comentário e dê outros exemplos das prioridades do atual governo de atender a uma parcela da elite local em detrimento da maioria da população. 

Está provado: o atual governo age de acordo com as mais legítimas características tucanas que apanha os os ovos do ninho alheio para dizer que são seus. Mas não tem nada não, nossa estrela eles não pegarão....

Um abraço
Ronaldo Ribeiro - Presidente do PT de Registro

domingo, 6 de outubro de 2013

Apoio Projeto de Capoeira com crianças em Registro

Olá amigos e amigas,
muitos de nós há conhecemos o trabalho realizado pelo Prof. Robinho com capoeira para as crianças nos bairros de Registro. Tive a oportunidade de conhecer há três anos e reconheço a seriedade e a importância social e educativa, além de promover o esporte e a cultura junto as nossas crianças.

Estamos promovendo a arrecadação de recursos para possibilitar a compra de 30 camisetas brancas com a marca do projeto para o próximo dia 12 de outubro. Cada camiseta custa R$ 16,00 e o nosso objetivo é arrecadar R$ 500,00 até a próxima terça feira dia dia 8 de outubro.

Nós já temos 9 pessoas que irão colaborar e com isso já arrecadamos R$ 350,00, assim falta muito pouco e a doação pode ser de qualquer valor!

Assim, mesmo que você não puder colaborar, conto com o seu apoio para ajudar a divulgar essa iniciativa. E quem estiver disposto a colaborar, por favor, entre em contato via facebook, messenger, SMS, telefone, ou email para combinarmos a doação.

Celular: 013 997424824
email: ronaldojoseribeiro13@gmail.com

Muito obrigado!

Ronaldo Ribeiro 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Leiam as reportagens sobre a corrupção dos Tucanos no Governo de São Paulo

PROPINODUTO TUCANO DENUNCIADO PELA SIEMENS É O MESMO QUE FOI INVESTIGADO PELA PF NA OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA

  1. De acordo com a reportagem da TV Bandeirantes  da última sexta-feira (clique aqui), esquema denunciado pela Siemens é o mesmo que foi investigado pela PF na Operação Castelo de Areia, envolvendo  o consórcio da linha-4 do Metrô paulista, e depois suspenso pela Justiça. O Supremo Tribunal Federal,  que se coloca neste momento, em razão do julgamento do "Mensalão", como paladino da moralidade, dará a palavra final nos próximos dias sobre as provas colhidas na Operação Castelo de Areia, se são lícitas ou não. Uma vez que a denúncia da Siemens torna verdadeiras parte das provas já colhidas pela PF nesta operação - como o STF se posicionará?
  2. De acordo com a reportagem da IstoÉ (clique aqui) desta semana, propinas transitaram  por uma  nova conta secreta descoberta na Suíça – Conta Marília - para colaboradores/ funcionários do ex-governador Mário Covas, já falecido,  e  colaboradores/ funcionários do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - em troca de vantagens em licitações e contratos públicos nos governos do PSDB de SP. Edmundo Safdié, dono do banco por onde transitou o do propinoduto tucano, vendeu apartamento luxuoso para FHC, com indícios de preço subfaturado, conforme denúncia do Blog do Nassif, abaixo reproduzida;
  3. De acordo com a reportagem do jornal O Estado de São Paulo deste domingo (veja links abaixo), o ex-presidente da Siemens no Brasil, Adilson Antônio Primo, acusa a matriz da Siemens na Alemanha de manter contas secretas - também conhecidas como contas de compensação - para pagamentos de propinas para agentes públicos no Brasil; empresa contesta esta versão em notícia da Folha desta segunda-feira.
  4. De acordo com a notícia da Folha de São Paulo (clique aqui), Brasil foi o único País que não puniu os corruptores (Alstom e demais empresas do cartel) e corruptos (agentes públicos e políticos do Estado de SP) em razão de superfaturamento na compra de trens e  na manutenção de serviços pelo  Metrô e CPTM.
  5. Instituições que clamam contra a corrupção e têm o dever constitucional de combatê-la - Justiça, Tribunal de Contas de SP e Ministérios Públicos Federal e do Estado de SP - permaneceram inertes desde 2008, quando foram feitas as primeiras denúncias pela mídia e encaminhadas várias representações junto aos MPs pela Liderança do PT da Assembleia de SP - só agora tomam medidas efetivas para apurá-las, em decorrência do acordo de leniência da Siemens com autoridades brasileiras (clique aquiaqui e aqui).  O PT não mereceu crédito ou existe blindagem das instituições nas apurações, quando envolvem integrantes do PSDB ?
  6. Cronologia de reportagens, feitas pela mídia, mostram que o cartel das multinacionais, diferentemente do afirmado pelo governador Geraldo, continua atuando nas licitações e contratos do Metrô e CPTM. Reportagem do Viomundo, que abre o RodapéNews desta segunda, comprova esta afirmação e apresenta novos indícios da continuidade do esquema de fraudes.