Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Leiam as reportagens sobre a corrupção dos Tucanos no Governo de São Paulo

PROPINODUTO TUCANO DENUNCIADO PELA SIEMENS É O MESMO QUE FOI INVESTIGADO PELA PF NA OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA

  1. De acordo com a reportagem da TV Bandeirantes  da última sexta-feira (clique aqui), esquema denunciado pela Siemens é o mesmo que foi investigado pela PF na Operação Castelo de Areia, envolvendo  o consórcio da linha-4 do Metrô paulista, e depois suspenso pela Justiça. O Supremo Tribunal Federal,  que se coloca neste momento, em razão do julgamento do "Mensalão", como paladino da moralidade, dará a palavra final nos próximos dias sobre as provas colhidas na Operação Castelo de Areia, se são lícitas ou não. Uma vez que a denúncia da Siemens torna verdadeiras parte das provas já colhidas pela PF nesta operação - como o STF se posicionará?
  2. De acordo com a reportagem da IstoÉ (clique aqui) desta semana, propinas transitaram  por uma  nova conta secreta descoberta na Suíça – Conta Marília - para colaboradores/ funcionários do ex-governador Mário Covas, já falecido,  e  colaboradores/ funcionários do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - em troca de vantagens em licitações e contratos públicos nos governos do PSDB de SP. Edmundo Safdié, dono do banco por onde transitou o do propinoduto tucano, vendeu apartamento luxuoso para FHC, com indícios de preço subfaturado, conforme denúncia do Blog do Nassif, abaixo reproduzida;
  3. De acordo com a reportagem do jornal O Estado de São Paulo deste domingo (veja links abaixo), o ex-presidente da Siemens no Brasil, Adilson Antônio Primo, acusa a matriz da Siemens na Alemanha de manter contas secretas - também conhecidas como contas de compensação - para pagamentos de propinas para agentes públicos no Brasil; empresa contesta esta versão em notícia da Folha desta segunda-feira.
  4. De acordo com a notícia da Folha de São Paulo (clique aqui), Brasil foi o único País que não puniu os corruptores (Alstom e demais empresas do cartel) e corruptos (agentes públicos e políticos do Estado de SP) em razão de superfaturamento na compra de trens e  na manutenção de serviços pelo  Metrô e CPTM.
  5. Instituições que clamam contra a corrupção e têm o dever constitucional de combatê-la - Justiça, Tribunal de Contas de SP e Ministérios Públicos Federal e do Estado de SP - permaneceram inertes desde 2008, quando foram feitas as primeiras denúncias pela mídia e encaminhadas várias representações junto aos MPs pela Liderança do PT da Assembleia de SP - só agora tomam medidas efetivas para apurá-las, em decorrência do acordo de leniência da Siemens com autoridades brasileiras (clique aquiaqui e aqui).  O PT não mereceu crédito ou existe blindagem das instituições nas apurações, quando envolvem integrantes do PSDB ?
  6. Cronologia de reportagens, feitas pela mídia, mostram que o cartel das multinacionais, diferentemente do afirmado pelo governador Geraldo, continua atuando nas licitações e contratos do Metrô e CPTM. Reportagem do Viomundo, que abre o RodapéNews desta segunda, comprova esta afirmação e apresenta novos indícios da continuidade do esquema de fraudes.

Nenhum comentário: