Pesquisar este blog

sábado, 13 de julho de 2013

Sandra Kennedy participa de audiência com Ministro da Agricultura em defesa da bananicultura brasileira

Em Brasília, Sandra Kennedy, presidente do CONSAD – Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Vale do Ribeira, esteve nesta quinta feira, dia 11, em audiência com o Ministro da Agricultura, Antonio Andrade Ferreira e bananicultores de todo país, senadores e deputados, para tratar da questão de como o Brasil pode criar impedimentos a importação de banana do Equador pelos consumidores do nosso país.
A ex prefeita de Registro foi convidada pelos senadores Eduardo Suplicy (PT –SP) e Luiz Henrique (PMDB –SC) já que desde 2011 vem acompanhando esta luta em apoio as organizações dos bananicultores do Vale do Ribeira juntamente com bananicultores de Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais.

A audiência no Ministério da Agricultura foi solicitada pelos Senadores Eduardo Suplicy e Luiz Henrique, a pedido da Confederação Nacional dos Bananicultores – CONABAN, em função do fato de o Equador ter cumprido todas as requisitos fitossanitários para exportar banana para o Brasil, fatores que até o momento eram os instrumentos pelos quais o governo brasileiro conseguia evitar esta operação comercial que tanto afetará o setor produtivo onde inclusive a presença do agricultor familiar é grande.
O Ministro apresentou se como aliado dos produtores e, considerando a natureza do tema propôs uma articulação também com os Ministérios do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior e das Relações Exteriores para estudar medidas possíveis. Já ao final da audiência o Senador Suplicy fez contato com o Ministro Antonio Patriota solicitando audiência entre os dias 6 a 9 de agosto, conforme data indicada pelas entidades presentes. Os produtores reivindicaram ao Ministro conhecer o relatório feito pelo Ministério em relação aos requisitos fitossanitários solicitando que a Comissão criada com representação de pesquisadores e produtores indicados pelas entidades seja ouvida.
O Brasil é o terceiro maior produtor da fruta, logo após a India e China. Os estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Pará, Ceará e Pernambuco são responsáveis por 74% da produção brasileira. No país são cultivados cerca de 500 mil hectares e não existe dados exatos quanto a geração de empregos, mas estima-se que a cada 1 hectare da fruta gere um emprego, ou seja, são 520 mil empregos diretos e 2 milhões indiretos, segundo a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte).
Estiveram presentes além dos Senadores e da ex prefeita de Registro, também o deputado Nelson Marquezelli (SP), dirigentes da Conaban e de organizações de produtores de Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia. A ABAVAR, Associação de Bananicultores do Vale do Ribeira, não pode estar presente a audiência, mas acompanha e participa de perto deste movimento.

Nenhum comentário: