Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Carta aberta de agradecimento ao trabalho e a solidariedade ao enfrentamento das enchentes em Registro


 Prezados (as) Cidadãos e Cidadãs de Registro

Hoje, uma rádio FM de Registro prestou um verdadeiro desserviço a toda a nossa comunidade. Acredito que tal fato merece o nosso desapreço e o nosso protesto, por isso dirijo-me por meio desta carta a todos e a todas para apresentar esclarecer os fatos e apresentar o meu ponto de vista.
Desde o inicio do mês de agosto, estamos todos mobilizados: funcionários da Prefeitura Municipal, Defesa Civil Municipal e dos voluntários das Igrejas locais e das organizações sociais e moradores para enfrentar a segunda maior enchente da história de Registro dos últimos 30 anos. Estamos enfrentando este desafio com toda estrutura que possuímos com a força de trabalho e dedicação. Assim, o pouco de muitos, está se tornando muito para atender os nossos irmãos e irmãs que estão desabrigados.
Em virtude do volume de chuvas na bacia do Rio Ribeira, o nível na cidade de Registro atingiu o pico de 5,92 às 15 horas do dia 4 de agosto e depois foi baixando lentamente até voltar o nível normal na manhã de domingo no dia 7 de agosto. Quando isso acontece, a defesa civil entra em ação com base no trabalho voluntário de seus membros sem horário para iniciar ou concluir o trabalho. Precisamos organizar abrigos, promover a remoção das famílias atingidas, organizar a descida por barcos pelo rio Ribeira e providenciar a alimentação, atendimento médico, roupas, agasalhos, colchões. A defesa civil deve se preocupar inclusive com os animais de estimação que também precisam de cuidado e proteção neste momento. Fizemos isso entre os dias 3, 4, 5 e 6 de agosto. Lembrando que em muitos casos as famílias não acreditam no perigo e precisam ser conscientizadas da necessidade de remoção. E o trabalho precisa continuar durante 24 horas por dia.
Inclusive, ainda hoje são 703 pessoas nos 9 abrigos locais. São 2.900 pessoas desalojadas. Tivemos, que durante a semana mobilizar todo o apoio possível para promover a retirada das famílias de suas moradias. Temos que cuidar da segurança destas famílias e de suas moradias. A equipe da Prefeitura, principalmente os funcionários da garagem passaram o final de semana cuidando da limpeza das ruas de nossa cidade, lavando e retirando entulho. Os funcionários da Educação, Saúde, Bem Estar, Desenvolvimento Rural, Gabinete, fiscalização e da engenharia estiveram mobilizados para cuidar do cadastro, distribuição de roupas e cobertores, alimentos, kits de limpeza. A volta com segurança para as moradias requer vistoria nas residências que está sendo realizada pela equipe da vigilância local. Nossas equipes desceram o rio ribeira para levar medicamentos, alimentos e água para as populações isoladas. Já foram distribuídos 551 kit de limpeza entre sexta feira e segunda feira dia 8 de agosto. Bem como 400 cestas básicas. Mais de 2000 litros de água. Além de cobertores, colchões e lençóis.
Por isso, queremos desde já agradecer a solidariedade dos registrenses, paulistas e brasileiros que estão se mobilizando em favor dos municípios do Vale do Ribeira. As cheias do Rio Ribeira são recorrentes e mais uma vez a população ribeirinha e os agricultores estão sofrendo as conseqüências. As autoridades do Estado de São Paulo e do Governo Federal sabem o que precisa ser feito. Recuperação das matas ciliares do Rio Ribeira. Construção de diques e polderes, conclusão da barragem do Vale Grande, desassoreamento. Abertura e manutenção constante das estradas vicinais. E principalmente, nas áreas urbanas, onde o impacto sobre a vida das pessoas é muito maior, é necessário o reassentamento destas famílias que ocupam áreas impróprias para a moradia. Na verdade, por falta de planejamento urbano e da fiscalização, as pessoas ocuparam o lugar do rio, que de vez em quando manda uma cobrança. É assim que funciona a natureza, com justiça.
Mesmo com tudo isso, o apresentador do programa de rádio e proprietário de uma concessão pública, agiu contra tudo o que preconiza a boa ética jornalista e do direito. Assim, apresentou a leitura de uma carta de um vereador de oposição aqui de Registro com críticas levianas ao trabalho da Defesa Civil de Registro. Aliás, este mesmo vereador já é bastante conhecido em nosso município pelas denuncias sem fundamento que apresenta na Câmara dos Vereadores de Registro. O mesmo vereador que em nenhum momento se apresentou para ajudar as famílias que estão sofrendo com esta situação em nosso município. Nos trechos da leitura apresentada pelo locutor parece que nada foi feito pelas famílias de Registro o que não corresponde com a verdade e ofende profundamente aos que se dedicaram com o seu trabalho e esforço aos desabrigados e desalojados pelas enchentes que atingiram a cidade de Registro nos últimos dias.
O que mais nos deixa indignado é que, como todos sabemos, uma das regras básicas que deve nortear o trabalho da boa imprensa é ouvir os dois lados. Mais ainda considerando que o serviço de rádio é uma concessão publica e por isso tem por obrigação constitucional prestar serviço ao público. Entretanto, neste caso ficou demonstrado que este veículo de comunicação e o seu apresentador já tem um lado, já escolheu uma versão dos fatos, mas que infelizmente não é o lado do povo de Registro e de que não está preocupado com o seu papel de prestação de serviços na comunidade.
Por isso, quero aqui manifestar o meu profundo agradecimento, como coordenador municipal de Defesa Civil de Registro, a todos e todas que estão colaborando neste momento difícil e delicado e também aos veículos da mídia que tem prestado um serviço público ao divulgar os pontos de coleta de doação e em noticiar as reais dificuldades que estamos passando neste momento.
Por isso também aqui, peço desculpas aos funcionários da Prefeitura Municipal, aos voluntários, aos empresários e aos comerciantes de Registro e, acima de tudo, peço desculpas as famílias, pois considero uma grande falta de propósito e uma enorme falta de sensibilidade usar da situação para fazer politicagem, com letra minúscula, e de oposição aos que querem o bem da nossa cidade.
Peço também, a todos os registrenses de bem e que tem amor por esta terra, para que estejamos unidos e juntos para enfrentar este momento e oferecer conforto e dignidade aos nossos irmãos e irmãs que estão passando por necessidade.
Agora, o momento mais crítico já passou e o nível do rio já voltou ao normal. Estamos realizando o trabalho de limpeza das casas e ruas e o imenso trabalho de retorno das nossas famílias. Mas o nosso trabalho não estará encerrado. Teremos ainda que cuidar da reforma de algumas casas que foram construídas. Teremos que cuidar da obtenção de moveis e utensílios domésticos, como também em muitos casos de refazer a documentação pessoal, daqueles que perderam os seus documentos com as cheias. Ainda neste momento e de modo imediato ainda precisamos de alimentos, medicamentos, material de higiene, material de limpeza, agasalhos, cobertores e colchões.
Por isso, agradecemos e solicitamos o apoio de todos. Sabemos que o Brasil é imenso e será sempre do tamanho da nossa capacidade de ajudar uns aos outros.

Registro, 10 de agosto de 2011

Ronaldo José Ribeiro
Coordenador Municipal da Defesa Civil de Registro

Nenhum comentário: