Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2011

Casos de Polícia: a falta de delegados e o projeto de presídio no Vale do Ribeira

Vejam este dado que saiu na grande imprensa. É ou não é, um caso de polícia.
Um terço das cidades paulistas não tem delegados titulares. Isso significa que 206 (31,9%), dos 645 municípios do Estado, só recebem a visita de delegados no máximo duas vezes por semana.
E ainda querem porque querem construir um presídio em Registro, de modo autoritário e antidemocrático, sem nenhuma consulta a nossa população.Todos sabem que o assunto ficou parado por causa das eleições do ano passado, mas pelo que sabemos o projeto já está pronto e se nós moradores e cidadãos do Vale do Ribeira ficarmos calados, certamente será irreversível.
E vale lembrar que a área já foi desapropriada e o decreto continua valendo. Do mesmo modo que o processo de licenciamento foi muito rápido pelo governo do estado, ao contrário dos processos para o licenciamento de exploração de cascalho para as estradas rurais ou para a contrução do prédio da Escola Técnica Federal em Registro. Esta situação demonstra qual a prioridade do Governo do Estado com o Vale do Ribeira.
O que soubemos até agora é que o projeto mudou de nome de Presídio de Segurança Máxima para Centro de Detenção Provisória, com as mesmas 750 vagas. Sabemos que devemos ter na nossa região cerca de metade deste número, o que na prática significa que certamente virão presos de outras regiões para cá.
O Vale do Ribeira já manifestou anteriormente sua posição sobre a construção do presídio. Foi organizado um movimento contrário a sua construção com a participação de diferentes lideranças e segmentos sociais. O poder público municipal e a Camara dos Vereadores de Registro também já se manifestaram sobre o assunto. Mas o assunto não está encerrado, por isso precisamos urgentemente nos reunir e tomar a dianteira e a atitude para dizer em alto e bom som ao governo do estado de São Paulo o que pensamos a respeito deste assunto.
Bom e para terminar é claro, devemos lembrar ao Governo do Estado que é uma absurdo a falta de delegados nos municípios paulistas e que algo precisa ser feito e com urgencia.

Um comentário:

fuuuuuuuuuuu disse...

Prabéns pelo "post" e vão em frente ! O que o governo "do estado" está fazendo com o Interior é lamentável.

A república paulistana quer transformar esse lugar em um imenso CARANDIRU.

Nós não podemos aceitar isso !

[]